domingo, 6 de dezembro de 2009

A Comunicação Escrita Empresarial


A Comunicação Escrita Empresarial
(Este programa inclui as mudanças relativas à Reforma Ortográfica)   
Apresentador
Âncora Concursos
Locais e Datas
Salvador- Rua do Politeama de Cima nº 52- Politeama- Centro
Carga horária: 72 horas/aula
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Área de Interesse
Comunicação Empresarial
Apresentação
Os novos rumos indicam que, para um profissional se manter no mercado e se tornar um sucesso, é preciso constantemente avaliar e ajustar inúmeras competências, disponibilizando conhecimentos, habilidades e atitudes que se tornam o referencial da organização. 
Em face dessas mudanças, tornou-se imprescindível saber comunicar-se em diferentes níveis, adaptando-se a mensagem às especificidades do contexto e da clientela. O jogo da palavra passou a ser o jogo da ação e da interação, integrado à cultura e aos valores definidos na missão institucional. 
Este curso permitirá refletir sobre essas questões, partindo do princípio de que redigir consiste em uma forma de exercitar a linguagem, não se limitando à questão gramatical da correção. Representa muito mais, pois,  ao transcrever conceitos, percepções e análises, o redator se posiciona diante do mundo - o texto formaliza e concretiza essa visão. 
O próximo passo consiste em estabelecer uma linha de ação, visando a alcançar a tão desejada competência na comunicação escrita. Aplicar o programa em diferentes segmentos significa ampliar essa vivência ao dispor de maiores subsídios para repensar e definir o papel do profissional dentro de um sistema em que todos estejam mais habilitados a partilhar decisões e resultados.
Objetivos
  • Desenvolver habilidades e estratégias indispensáveis à elaboração textual.
  • Adequar a competência linguística aos padrões institucionais.
  • Identificar e eliminar vícios de linguagem, distorções e fragilidades no texto organizacional.
  • Valorizar e atualizar os conhecimentos linguísticos, a fim de obter feedback na prática da Comunicação Empresarial.
A Quem se Destina
Profissionais das áreas gerenciais e técnica.
Conteúdo programático
I – A COMUNICAÇÃO ESCRITA EMPRESARIAL
. A Compreensão do Processo da Escrita
. A Função Referencial: a relação texto e contexto.
. A Função Pragmática: a relação emissora e receptora. 
. A Formulação e o Registro de Ideias
. As Etapas de Elaboração Textual:
. Da concepção das idéias à expressão; e da
. Da leitura à reestruturação da mensagem.
. Articulação e Argumentação:
. O parágrafo:
. O tópico frasal: indução e dedução: e
. O parágrafo padrão: introdução, desenvolvimento e conclusão.
. Coesão e coerência:
. Construção da mensagem e nexo sequencial; e
. Elementos de conexão, transição e retomada.
. O estilo empresarial:
. Clareza, precisão, concisão e correção; e
. Vícios de linguagem, estereótipos  e modismos.
II – O TEXTO EMPRESARIAL 
. A Comunicação com o Cliente e a Repercussão no Mercado
. Especificidades: comunicações simples ou complexas, individuais ou de equipe.
. Marketing Pessoal e Organizacional: a identidade visual.
. Instrumentos de Comunicação Interna e Externa
. Critérios de Formalidade, Elegância, Hierarquia e Padronização:
. Os pronomes de tratamento: tipos, emprego e concordância;
. Os fechos de correspondência e a relação hierárquica; e
. A identificação do signatário: nome e competência na empresa.
. Formatação e Emprego de Correspondências e Documentos:
. A carta e a os estilos de formatação: o documento oficial da empresa;
. O correio eletrônico ou e-mail: a comunicação pela internet e pela intranet;
. O memorando: a comunicação com o cliente interno; e
. O relatório: registro e apresentação de projetos, programas e pesquisas.
III – A GRAMÁTICA NO TEXTO EMPRESARIAL
. A Reforma Ortográfica
. Mudanças no Alfabeto: a inclusão das letras K, W e Y.
. Eliminação do Trema: U pronunciado nos Grupos GUE, GUI, QUE e QUI.
.Mudanças na Acentuação: eliminação do acento agudo nos ditongos abertos EI e OI nas palavras paroxítonas, do acento agudo no I e U tônico depois de ditongos em palavras paroxítonas, do circunflexo nos grupos EE e OO, dos acentos diferenciais em PÁRA, PÉLA, PÊLO, PÊRA e PÓLO.
.Uso do Hífen: prefixos ou elementos que podem funcionar como prefixos terminados em vogal ou consoante; hífen obrigatório diante de H; os prefixos SUB, CIRCUM, PAN, CO, VICE, EX, SEM, ALÉM, AQUÉM, RECÉM, PÓS, PRÉ E PRÓ.
. Emprego de Iniciais Maiúsculas e Minúsculas: uso obrigatório e facultativo.
. A Concordância Nominal e Verbal
. Palavras com Valor Adjetivo e Valor Adverbial.
. Verbos com Sujeito Simples, Composto, Coletivo e Partitivo.
. Verbos impessoais HAVER, FAZER e SER.
. Passiva Sintética e Indeterminação do Sujeito.
. A Crase em Função da Regência
. Do Fato às Regras Práticas.
. Uso Indevido do Acento Grave.
. O Acento Grave nas Locuções Femininas.
. Uso Facultativo ou Emprego Definido pelo Contexto.
. A Pontuação no Texto Contemporâneo
. Critérios Sintáticos e Melódicos.
. O Ponto na Oração, no Período, no Parágrafo e nas Abreviaturas.
. A Vírgula na Separação e no Deslocamento de Termos.
. Os Dois-Pontos na Enumeração e na Citação.
. O Ponto-e-vírgula na Separação de Elementos Coordenados.
. O Travessão na Junção, Intercalação e Desdobramento de Termos e Expressões.
. Os Parênteses na Explicação e na Intercalação.
. As Aspas na Citação e no Destaque.
Metodologia
Prática e participativa, utilizando material didático adequado à clientela, exercícios individuais e em grupo, recursos audiovisuais e jogos, visando à eficiência e eficácia no processo da Comunicação Escrita.
Locais, Datas e Horários
Salvador- Rua do Politeama de Cima nº 52- Centro.
Horário: manhã/ tarde/ noite

              ancoraconcursos@bol.com.br
Tels: (55) (71) 3497-2745 / 3276-9633

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